quinta-feira, maio 05, 2011

Limão + sol = desastre total...

Oi gente...hoje vou falar sobre uma perigosa mistura...limão e sol...




Quem já ficou com as malditas marcas por ter tomado limonada, ou manuseado limão e depois pegou sol sabe do que eu estou falando...Comigo aconteceu o seguinte...

Um belo dia resolvi fazer um tabule, que é um prato típico da culhinária árabe e um dos temperos que usei foi o limão!
Porém demorei para lavar as mãos após o preparo....e ainda cometi o terrivel erro de coçar o pescoço...o resultado?
Manchinhas na mão direita e uma marca no pescoço que mais parecia um chupão que não ia sumir nunca! Ou que eu não estava lavando direito meu pescoço e ficou aquela marca nojenta de sujeira (eca!!).

Eis o resultado...



Resolvi pesquisar na internet soluções...e achei uma matéria em um blog explicando o porque disso acontecer e vou compartilhar com vocês, para evitar que mais alguém sofra com isso.
O nome disso é Fitofotodermatose que é uma manifestação alérgica causada pela exposição ao sol da pele que teve contato com plantas ou suco de algumas frutas, principalmente limão, laranja e tangerina. Outros produtos como perfumes e refrigerantes, também podem causar a reação, sendo neste caso uma fotomelanose.

O que é?
A mancha causada pelo limão é uma reação alérgica da pele exposta ao sol após o contato com determinadas plantas ou o suco de algumas frutas.
Como se manifesta?
As manchas escuras e de formatos variados aparecem ao longo da exposição solar e tendem a ficar mais escurecidas 24 horas após esse momento. As regiões mais freqüentemente afetadas são o dorso das mãos, o colo e os lábios. Exposições muito intensas podem originar manchas avermelhadas e até bolhas, que podem vir acompanhadas de ardência e ou coceira no local atingido.
Como evitar?
Fique atento ao tomar limonada e caipirinha na praia (beba em pequenos goles ou use um canudinho) e evite manusear o suco de frutas e se expor ao sol. Se for fazê-lo, lave muito bem as mãos com água e sabão e passe bloqueador solar no local.
Queimou. E agora?
Compressas de soro fisiológico ou chá de camomila frios ajudam a aliviar a ardência no local da mancha. Caso haja uma reação mais intensa, com a formação de bolhas, por exemplo, procure atendimento médico.
Como tratar?
As manchas desaparecem gradativamente de três a oito semanas após o aparecimento. Durante esse período, evite expô-las ao sol ou proteja o local com bloqueador solar.

O meu graças a Deus foi só a mancha, sem coceira ou ardência. Mas fica o alerta para vocês...cuidado ao manusearem frutas cítricas e se exporem ao sol logo depois sem os devidos cuidados!
Espero que tenham gostado...

Até a próxima
Beijinhos

18 comentários:

Anônimo disse...

Isso é bem perigoso mesmo. Um dia eu vi na televisão uma mulher que passou limão no rosto e saiu no sol segundo a recomendação de uma conhecida, o rosto dela ficou todo manchado. Muito triste! Limão e Sol não combinam.

www.cor-e-make.blogspot.com

Pâmi Garcia disse...

Essas manchinhas são terríveis! Eu mesma sou tão sensível a elas que mesmo que esteja dentro de casa, apenas com a luz que entra pela janela, se mexer com limão e não lavar as mãos muuuuito bem com bastante água e sabão… me mancha a mão…

Dica boa!!

Beijos!!

Adriele Bonfim disse...

Hum é mesmo muito perigoso. Nunca aconteceu comigo mais todo o cuidado é pouco. ótimas dicas.
www.tudoofake.blogspot.com

Júnior Ahzura disse...

É um saco quando o limão+Sol, nos deixa essa marquinhas chatas!

Adorei as dicas, e como sempre me aventuro na cozinha e afins, sempre acabo 'cagado', no sentido mais imbecil possível! rsrs


Arte - Comunicação - Entretenimento - http://www.junatchos.com/

Unknown disse...

Isso nunca aconteceu comigo, mas aconteceu com uma tia minha e ficou muito feio! E demorou bastante tempo pra desaparecer. Pelo menos ela aprendeu a lição! bjss, post novo no blog http://pontodecharme.blogspot.com/

Anônimo disse...

Taí algo que eu não sabia e poderia ser alvo fatal dessa manchinha se não lê-se esse post!
Ótima dica de cuidados e tratamentos...
Amei o post

ondeacinderelaperdeuoscarpin.blogspot.com

Simara Pink disse...

Essas marquinhas é um pouco chato te-las mas a postagem ficou otima fiquei a saber muita coisa aqui adorei.
E não deixe de me visitar, sua presença pra mim é importante.
Meus cantinhos:
http://plantaodabeleza.blogspot.com/
http://coloridas-artes.blogspot.com/

Adoro vim no seu cantinho.

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss simara
_| |_................

Simara Pink disse...

Que chato né mas tenho certeza que vc vai tira-lá brevimente.
E não deixe de me visitar, sua presença pra mim é importante.
Meus cantinhos:
http://plantaodabeleza.blogspot.com/
http://coloridas-artes.blogspot.com/

Adoro vim no seu cantinho.

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss simara
_| |_................

Gabriella disse...

Ai que horror,coitada de você.Além de a mancha
ser feia ainda demora pra sair.Muito obrigada pela dica,vou tomar todos os cuidados necessários.
Beijos
blogdaswmaya.blogspot.com

Alice Oliveira disse...

Pois é...mas graças a Deus tanto as manchinhas da mão quanto as do pescoço já sumiram! ^^
Mas passei um tempinho tendo que passar corretivo no pescoço...

Carolina Lima disse...

Alice,
adorei a postagem!
Um pequeno descuido pode se transformar em um problema.
Um tempo atrás aconteceu isso com uma amiga. Mas só na mão. O dela foi tão complicado que ela teve que usar por um tempo aquelas 'luvinhas brancas' para queimadura.

Excelente final de semana!!

Abraços,
Carol
http://bembemsimples.blogspot.com/

Anônimo disse...

Nossa que merda, em? Mas até que ficou uma manchinha charmosa!
Beijos
http://costurasemfio.blogspot.com/

AKANE disse...

Caramba! Tem que tomar cuidado mesmo com isso, mas ainda bem que vai sumindo gradativamente né!

Bjinhos!
http://modatambemquero.blogspot.com/

aprender desenhos disse...

estou t seguindo http://kiartkaricatura.blogspot.com/

Anônimo disse...

Tem que ter mesmo muito cuidado , eu tenho uma mancha horrivel de limao no braço

juhhb.blogspot.com

MioJoOOo disse...

já fiquei mega torrado com limão ueueuueh!
vlw por me seguir, estou retribuindoo!
Abraço, Parabéns pelo blog!
miojox.blogspot.com

Luciana Fonseca disse...

Nossa, sei demais cm é perigoso isso!
Já fui vitima, mas aprendi! limão na pele, só a noite!

trocando figurinhas disse...

É verdade se não tomar cuidado limão mancha mesmo.Adorei teu blog tô seguindo.

http://trocandofigurinhas22.blogspot.com/

bjos