quarta-feira, janeiro 04, 2012

Beleza: Clareamento dental

Olha eu aqui outra vez....
Bom...vim novamente puxar uma sardinha pra minha futura profissão e falar sobre clareamento dental...até pq ninguém merece aquele sorriso amarelo nééé???




E com o passar dos anos é natural que os dentes fiquem mais amarelados por diversos fatores como o consumo de corantes, café, tabaco, e por aí vai...
Existem vários tipos de clareamento, os mais conhecidos são o laser que é feito em consultório e o caseiro.

Laser:
Créditos da imagem: mundodastribos.com

 Um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio é aplicado pelo dentista, sobre a superfície externa do dente e ativado por um tipo de laser liberando moléculas de oxigênio e assim promovendo o clareamento. São necessárias de 2 a 3 sessões. Existe uma variedade de produtos que podem ser utilizados e a escolha vai de acordo com o profissional.
Segue os seguintes passos:
  • É necessário analisar a cor dos dentes antes do tratamento. Tanto o paciente como o dentista estão interessados em determinar o grau de eficácia que o tratamento teve. Para poder fazer esta comparação o dentista precisa documentar o tom dos dentes antes do tratamento. O dentista vai utilizar um conjunto tons em dentes de porcelana e comparar cada tom com os dentes do paciente até identificar o tom que mais parecido. Em alguns casos o dentista também pode documentar o tom dos dentes tirando uma fotografia dos dentes do paciente.
  • O dentista vai isolar os dentes com uma barreira gengival para proteger a gengiva e os lábios. O peróxido do gel de clareamento dental utilizados nos clareamentos profissionais são cáusticos e podem irritar ou danificar tecidos orais macios. Para proteger esses tecidos o dentista vai isolar os dentes que vão ser clareados. 

  • O dentista seca os dentes e aplica o gel de clareamento dental na superficie dos dentes, também chamado de peróxido. Os gels de clareamento de consultório são normalmente pastas espessas ou gels que são aplicadas com um pincel ou com espátula.Na maioria dos sistemas de clareamento dental de consultório o gel tem de ser “ativado” através de uma fonte de luz. Alguns tipos de luz utilizadas são a de halide, halogénio, plasma arc e os lasers.Teoricamente esta “ativação” diminui o tempo de tratamento ou torna o gel de branqueamento mais efetivo. Este tipo de branqueamento dentário é completado normalmente entre 60 e 90 minutos de consulta, dependendo das características do produto que é utilizado.
  • No final do tratamento o gel de clareamento vai ser aspirado e lavado dos dentes. Também é removida barreira dental e outros materiais de isolamento ou aparelhos de retração.
  • Tal como antes de ser feito o tratamento, depois do clareamento dental ser completado o dentista vai fazer outra avaliação para analisar o resultado do clareamento dentário. Se foi feita uma fotografia antes do tratamento o dentista vai tirar outra foto para documentar o tratamento. 
Clareamento dental Caseiro:



Feito através de confecções de moldeiras e pelo dentista, o paciente leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. O clareamento doméstico é mais seguro e eficaz, pode resolver todos os casos e é o mais utilizado.
Segue os seguintes passos:
  • Criar os Moldes de Branqueamento. Apesar de não serem incorporados em todos os sistemas de clareamento dental caseiro, os moldes personalizados dão duas grandes vantagens. Primeiro, ajuda a maximizar os efeitos de clareamento e em segundo minimizam o potencial de efeitos secundáriosComo o nome implica, os moldes personalizados são moldes fabricados para a sua dentição. Estes moldes são feitos no consultório de dentista através da criação de uma impressão dos dentes e da gengiva da pessoa que os vai usar.
  • Fazer o clareamento dental caseiro é simplesmente aplicar o gel nos moldes, aplicar na boca, limpar excessos e manter o molde durante o tempo indicado. Na maioria dos casos os branqueamentos caseiros para utilização com moldes são gels grossos e espessos baseados em peróxido que são embalados em pequenas seringas ou em garrafinhas de plástico. Deve aplicar gotas de gel ao longo de cada molde e depois o molde é posto na dentição. Os moldes são utilizados durante o tempo que estiver descrito nas instruções de uso.
  • Muitas pessoas optam por fazer o clareamento dental durante a noite enquanto dormem. A vantagem disto é que a quantidade total de gel utilizada e o número de tratamentos vão ser mínimos. Isto porque cada aplicação do gel de clareamento dental vai ficar no molde o tempo suficiente para dar o efeito completo. Os tratamentos de clareamento dental caseiro feitos à noite são especialmente efetivos para as pessoas que tem manchas nos dentes mais teimosas.
  • Os tratamentos de clareamento dental são continuados até você e o seu dentista estarem satisfeitos com a mudança de cor que ocorreu, ou até ao ponto de não haver mais clareamento. Depois de avaliar o seu progresso o dentista pode dar-lhe mais gel branqueador se for necessário.
Uma vantagem de envolver o seu dentista no processo de clareamento dental é que ele pode ajudar a determinar um momento conveniente para o término do tratamento. Tipicamente há um ponto em que se atinge uma cor de dentes agradável ou um ponto onde parece que já não há efeito de branqueamento.

período de tratamento necessário para um clareamento dental caseiro varia dependendo do vários fatores como a concentração do peróxido e o tipo de manchas existentes. 

Lembrando que o dente clareado pode sim, voltar a escurecer, mas provavelmente, não fica como antes.

Durante o tratamento deve-se ter alguns cuidados como:

  • Não ingerir alimentos ou bebidas com corantes (beterraba, coca-cola, chocolate, chá, café, vinho-tinto, entre outros...)
  • Não se deve fumar
  • Observar os dentes diariamente no espelho, monitorando o processo de clareamento.
Se estiver pensando em fazer clareamento, consulte seu dentista para definir com ele qual o tratamento adequado ao seu caso.

Alguém aí já fez algum desses tratamentos? O que acharam?

Beijinhos

23 comentários:

Camille disse...

ja vi gente fznd esse caseiro! realmente faz uma diferença!
bjs

Thaissa disse...

Adorei o post amiga!
E deixa eu levantar um tópico que eu não sei se é verdade, mas meus professores na faculdade me disseram que o efeito obtido com o laser, é o mesmo sem o laser, que o produto e o tempo em que ele permanece em contato com a superfície dental que faz a diferença.
Eu não sei se é verdade... mas acho que é possível que o clareamento a laser seja só uma coisa inventada pra ganhar mais dinheiro dos clientes...

DANIELLE ARRUDA disse...

Oi Alice... Eu tb fiquei noiva esse ano, por isso AMEI seus posts com vestidos de todos os tamanhos!!! Gostei bastante do seu blog viu...
Grande beijo, e feliz ano novo!!!! Muitas coisas lindas!!!
Dani.

www.myvanitydiary.blogspot.com

Cecilia disse...

parece bom esse caseiro hem

http://himi-tsu.blogspot.com/

Lencos e aderecos disse...

Oie Alice, ótimo post!! Meus dentes são bem brancos por natureza, mas acho interessante fazer clareamento. Só que o clareamento exige mtos cuidados e causa sensibilidade.

bjiimm e ótima quinta-feira

http://muslimahfashionn.blogspot.com/

http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

Alice Oliveira disse...

Então Thaissa, o uso do laser é opcional... pode ser feito o clareamento só com o produto sim! :)

Debora Pires disse...

Oi flor, obrigada pela visita! Adorei seu blog e já estou seguindo!

Excelente post, tenho muita vontade de fazer clareamento, principalmente esse caseiro, mas quando penso que tem que ficar sem tomar coca, café, etc, bate um desânimo! rs

Beijos
debbywar.blogspot.com

http://esmaltesdafia.blogspot.com disse...

Alice to igual a Débora qdo penso na coca desisto,adorei seu blog e ja to seguindo te convido a conhecer o meu se gostar segue?bjos
Ivanildes

Andreza Hoffmann disse...

Pelo que eu sei eu nunca fiz branqueamento dentário, mas acho essencial de vez em quando :)ótimo post, vale lembrar disso,pois é nossa saúde e beleza.. rs

http://dezahoffmannmoda.blogspot.com/

Alana Aragão disse...

Sou doida pra fazer clareamento mas tenho uma super preguiça de ir ao dentista.


www.alanices.com

Ana L. disse...

Adorei as dicas. Não penso em fazer clareamento agora mas quem sabe no futuro eu precise? Apesar de que eu acho que quase todo mundo precisa, nem que seja só um pouquinho haha.

bjs

Adriana Alfaro disse...

eu já fiz a laser! não tive nadaa de sensibilidade e a pior parte foi ficar sem coca cola, café e chocolate! hahahahaa!
beijoos, querida!

Escrito de Batom disse...

Oii,não conhecia aqui!! Adorei seu blog e seu comentárioo!!
E falando em clareamento,to louca p/ fazer!
Obrigada pela visita ao Escrito,que aliá estou precisando atualizar..
Bjos!!
=)

Ale e Elis disse...

Oi,
Nada mais lindo do que um sorriso branco!!!!
Eu já fiz o clariamento caseiro e faz uma super diferença.

Bjkas
brasileiroanteando.blogspot.com

Anônimo disse...

Preciso mto fazer esse ano!

Beijooos
Siga o blog, assim vc pode participar dos sorteios!!!
www.idfashion.com.br
@blogidfashion

Lanny F disse...

Eu quero fazer, nem que seja o caseiro ;p

Um beijo,
sorvetedecupu.blogspot.com
@sorvetedecupu

Bruna Andrade disse...

Muito massa! Depois que eu tirar o aparelho quero fazer.
Beijos!

http://bafotografiaseesmaltes.blogspot.com/
http://simoneemboacompanhia.blogspot.com/
@brfandrade

Rosana disse...

Passei pra conhecer o seu blog e estou amando tudo aqui.

E eu já estou te seguindo se puder passa no meu blog e mim segue também.

http:cadacabelosentenca.blogspot.com

Nathália Rafaela disse...

To precisando, mas se for fazer prefiro o caseiro! =)
Beijos querida! =**
Já está participando do sorteio de um kit Koloss lá no blog!? Participa hein! =)
http://makesdasrtanath.blogspot.com/
(Makes e Maiss)

Sidnei @breu disse...

Eu fiz 5 sessões de clareamento a laser e não adiantou praticamente nada, R$500,00 reais colocados no lixo. Vou tentar este caseiro então!

Sidnei @breu disse...

Eu fiz 5 sessões de clareamento a laser em 2007 e não adiantou nada. R$500,00 reais colocados fora. Vou tentar o caseiro então!

SORRISOS HOLLYWOOD disse...

Olá,

Eu sou Médica Dentista e já realizo Branqueamento Dentário em pacientes há alguns anos, aconselho para realizar em casa o Kit Doméstico Sorrisos Hollywood, é uma opção acessível a todas as bolsas e com resultados excelentes.

saibam mais em:

http://www.sorrisoshollywood.com/

Obrigada e bons sorrisos...-))

Anônimo disse...

Eu também fiz o clareamento a laser, pois meus dentes escureceram muito depois do uso do aparelho, mas não adiantou nada.