quinta-feira, março 15, 2012

Aparelho ortodôntico tradicional X Estético

Bom dia gente!
Quem frequenta o blog desde o início já conhece esse post...mas como foi um dos que fez mais sucesso resolvi postar novamente!



Antigamente era exclusivo para crianças e adolescentes, e hoje em dia vemos cada vez mais adultos dando um up no sorriso!
A algum tempo eram poucas as opções de tratamento ortodôntico e muitos deixavam de fazer por achar pouco estético e/ ou desconfortável.
 A única opção de aparelho fixo antigamente era o metálico que deixava quem usava inseguro e em alguns casos era feito o tratamento com o famoso “Freio de burro” que eram aparelhos que além de ser ligados aos dentes, eram lançados por trás da coluna cervical por meio de uma espécie de colar.

Atualmente existe uma gama de opções para tratamentos ortodônticos, inclusive aparelhos transparentes e o aparelho lingual que é realmente invisível. 


Também pode-se usar os aparelhos móveis, dependendo do tipo de tratamento e em alguns casos, esse modelo é usado após o tratamento com o fixo. 


Os aparelhos ortodônticos não servem apenas para deixar os dentes bonitos e alinhados, mas também auxiliam na correção da oclusão (mordida) do paciente evitando problemas mastigatórios que podem acarretar disgaste na ATM (articulação da mandíbula).
Para você, que quer arrumar o sorriso sem abrir mão da estética, vamos dar uma olhada nas opções de aparelhos ortodônticos mais discretos?


Como é o aparelho estético?
Neste tipo de aparelho os brackets são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos que os brackets metálicos.

ESTE APARELHO SERVE PARA TODOS OS CASOS?

Os brackets estéticos são fabricados com os mesmos parâmetros dos metálicos e podem ser usados normalmente para tratar todos os problemas ortodônticos.
O que pode variar é a preferência do profissional por um determinado tipo de bracket.

ELE É MENOS EFICIENTE QUE O CONVENCIONAL?

Existem estudos científicos que mostram que o atrito entre o bracket e o arco é maior no aparelho estético e isso pode interferir em alguns movimentos.
Uma das soluções que já existem no mercado são os brackets estéticos com slot metálico que reduzem esse problema.

O QUE É "SLOT METÁLICO"?

O slot é o sulco onde o arco ortodôntico se encaixa no bracket. Para que a movimentação dentária seja eficiente é importante que haja o mínimo atrito nesta área. O bracket pode ser estético (de porcelana, por exemplo) e ter apenas o slot em metal associando a estética da cerâmica ao baixo atrito do metal.
Só que o slot metálico muitas vezes não agrada esteticamente já que o aparelho fica menos discreto.
A boa notícia é que os brackets de safira já apresentam um coeficiente de atrito comparável aos brackets com slot metálico, sem a necessidade deste recurso que interfere sensivelmente na estética.
Concluindo, já é possível usar aparelhos estéticos sem comprometer o prazo e o resultado do tratamento.

TODO BRACKET ESTÉTICO É DE PORCELANA?

Não, outros materiais podem ser usados na fabricação deste tipo de bracket, como a safira laboratorial, o policarbonato ou o policarbonato reforçado com cerâmica.

E QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTES MATERIAIS?

O Policarbonato (um tipo de resina plástica) é o material menos resistente dos três. Apresenta índices de descolamento e quebra maiores que a porcelana ou a safira. Mas, por outro lado, estes brackets são mais baratos que os outros oferecendo uma boa relação custo-benefício.
A Cerâmica ou Porcelana é um material bastante resistente e os brackets raramente se descolam ou quebram.
Esteticamente, é um material superior ao policarbonato, mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca.
É também um material mais caro que o policarbonato.
A Safira apresenta um resultado estético superior ao dos outros materiais com um aspecto translúcido que deixa o aparelho mais discreto ainda.
São muito resistentes ao descolamento e quebra.
Os brackets de Safira geralmente são mais caros que os de Porcelana.
Outra vantagem do material é apresentar um coeficiente de atrito mais baixo que a Porcelana e o Policarbonato aumentando a eficácia do aparelho.

ESTES BRACKETS QUEBRAM OU DESCOLAM COM MAIS FACILIDADE?

O Policarbonato apresenta um índice de quebra e descolamento maior que os brackets metálicos.
A Porcelana e a Safira normalmente descolam menos que os metálicos e dificilmente quebram.

OS BRACKETS PODEM FICAR AMARELADOS COM O TEMPO?

Depende do material. A porcelana e a safira não sofrem alteração de cor durante o tratamento, já os materiais plásticos (polioximetileno e policarbonato) podem ficar pigmentados dependendo da alimentação e hábitos do cliente (como o hábito de fumar).
Além disso, é importante dar atenção à manutenção das ligaduras elásticas.
Como estas borrachinhas são transparentes, é comum pigmentarem facilmente com alimentos e bebidas escuros.
A troca freqüente das ligaduras vai manter o aparelho sempre com um aspecto agradável.

O ARCO TAMBÉM É DA COR DOS DENTES?

Os arcos ortodônticos são fabricados com ligas metálicas, e não possuem as características de transparência dos materiais usados nos brackets. Há a opção dos arcos que recebem um revestimento branco como se fosse uma pintura.
Arcos translúcidos fabricados em fibra foram lançados a bem pouco tempo e prometem uma estética superior, mas ainda não estão disponíveis em todos os calibres utilizados normalmente e têm algumas limitações como o fato de não aceitarem dobras.

E AS BORRACHINHAS?

As borrachinhas (ou ligaduras) são transparentes, mas ficam amareladas com bastante facilidade podendo manter a aparência de duas a três semanas dependendo dos hábitos alimentares. Por isso é importante que o cliente tenha acesso ao consultório para trocar as ligaduras sempre que achar necessário.

O TRATAMENTO COM BRACKETS ESTÉTICOS COSTUMA SER MAIS CARO?

Sim, como os materiais usados são mais caros, é normal haver diferença nos valores cobrados em tratamentos com este tipo de brackets.
É importante lembrar que valores variam de uma cidade para outra e mesmo entre profissionais que atendem na mesma região.
Para que você tenha uma melhor noção dos valores envolvidos no tratamento, consulte um ortodontista na sua cidade.


Ainda tem a opção do Invisalign, mas depois vou falar sobre essa opção em um post separado!

Beijinhos e até a próxima!

12 comentários:

Emma disse...

nossa,eu já usei o normal e o estético,sinceramente,ele fica amarelado com o tempo,o melhor é o que vai atras do dente

Sara Eugênia disse...

Oiii


hj acho que quanto menos aparecer melhor neh???
mas quando usei era adolescente e acredita que colocava borrachinha colorida???? que horror kkkkkkk

beijo

Anônimo disse...

Sou dentista e se for para colocar um estético, que seja o de safira ou de porcelana. Os de resinaquebram facilmente ou descolam como foi dito, e também amarelam mais fáceis. Ou seja, acabam prolongando o tratamento e esteticamente acho pessimos pois amarelam e os dentes ficam parecendo que estão sujos!
Contudo, mesmo os esteticos, vc vê que tem alguma coisa no dente da pessoa e até descobrir que é um aperelho que ela tem na boca, vc vai pensar que os dentes estão sujos!
Acho que o melhor é assumir que está de aparelho e usar ele como uma peça fashion, colocando borrachinhas coloridas. Cada manutenção vc coloca uma cor diferente, fica legal!
Outro que existe é o invisalign que são placas (como aquelas de bruximo) é bem estetico, movel, qndo vc vai sair pra festa pode tirá-lo. Mas custa bem mais caro.

.Wands disse...

Eu uso o estético de policarbonato, é muito bacana, se você manter a manutenção em dia (1 vez por mês). Mas esse aparelho requer cuidado extra pois senão fica amarelado mesmo! Café, chocolate ao leite, Molho de tomate, catchup, comida com muito corante, coca-cola (e afins) é um veneno pro Bracket e as borrachinhas, se não maneirar no consumo, rapidão fica amarelo, eu diminui quase tudo, além de contribuir pra minha saúde alimentar, meus brackets continuam como novos, já faz um ano que eu uso, e não ficaram amarelos por causa desse cuidado

DENTISTA_PR. disse...

Bom, sou ortodontista e pessoalmente prefiro os de metal pois dao muito menos quebra doque os de porcelana. Atualmente colo os "de porcelana" da ABZIL, mas é muito comum os pacientes voltarem com partes da peça quebrada. Da mais estress na hora da colagem pois nao da pra remover caso seja necessário a recolagem. Os fios sao brancos, mas apenas com uma camada de tinta branca, em pouco tempo ja sai e fica aparecendo o fio metalico. Nao recomendo.

tedioso.com disse...

Nem me fale. Tenho trauma só de lembrar da época que usei este aparelho. Quando ia no dentista para dar aperto então nem se fala.

Bruna Araújo disse...

Adorei o blog, muito lindo parabéns. Esta rolando um sorteio no blog, de hidratante da Kanitz, delicioso. Da uma passadinha lá e participe.

ontendency.blogspot.com

Dr. Andre Moreira disse...

Olá Alice,

Aqui é Andre Moreira do www.ortodontista.net, tudo bem?

Como você falou no invisalign, gostaria de oferecer o link de um post fiz a poucos dias no meu blog:

http://www.ortodontista.net/blog/invisalign-alinhadores-quase-invisiveis/

Pode usar à vontade, ok?

Abraços

Rose Assis disse...

Muito legal e instrutivo post!!
Olá querida amiga fiz um selinho (pls não repare, estou aprendendo) em comemoração ao primeiro niver do meu blog: conquistei 100 seguidores. Fique a vontade para pegar se quiser ele se contra na minha pagina de selos:http://massoterapiaassis.blogspot.com.br/p/selinhos.html. bkos

"Entre os amigos, não prefira só os que se entristecem com a notícia de qualquer desventura sua; valorize ainda mais os que não invejam a sua prosperidade."

Claudia Alves disse...

Muito interessante esse post, principalmente pra quem esta na mesma situação que eu. Preciso corrigir meus dentes através de um aparelho, mas confesso que sempre tive um pouco de receio, não só com relação à estética, mas também ao conforto desse tratamento. Ajudou muito a clarear minha visão sobre os aparelhos.

Anônimo disse...

Uma vez que temos dentistas e ortodoncistas a responder a certas questões, gostaria de perguntar, no caso dos aparelhos fixos metálicos, que tipo de metal está na sua constituição? É que necessito de fazer uma ressonância magnética, à coluna lombar e sagrada e não sei se devo fazê-lo com aparelho. Obrigada

Anônimo disse...

Olá! Fiquei com uma dúvida. Coloquei um aparelho estético de safira e hoje voltei para colar a parte inferior. Quando cheguei em casa percebi que meu dentista deixou apenas seis dentes inferiores com aparelho de safira, nos demais próximos das bandas colocou metálico. Por que fez assim?