terça-feira, junho 07, 2011

Aparelho ortodôntico tradicional X Estético

Oi gente!
Uma imagem me deu uma idéia...por que não unir minhas duas áreas em um post?
Beleza + odontologia!
Então, resolvi falar sobre aparelhos ortodônticos sob o ponto de vista estético, clínico e de quem usa! Hahaha...Sim...uso aparelho a um ano e já estou percebendo os resultados.

Antigamente era exclusivo para crianças e adolescentes, e hoje em dia vemos cada vez mais adultos dando um up no sorriso!
A algum tempo eram poucas as opções de tratamento ortodôntico e muitos deixavam de fazer por achar pouco estético e/ ou desconfortável.
 A unica opção de aparelho fixo antigamente era o metálico que deixava quem usava inseguro e em alguns casos era feito o tratamento com o famoso “Freio de burro” que eram aparelhos que além de ser ligados aos dentes, eram lançados por trás da coluna cervical por meio de uma espécie de colar.
Créditos da imagem 
Atualmente existem uma gama de opções para tratamentos ortodônticos, inclusive aparelhos transparentes e o aparelho lingual que é realmente invisível.
Créditos da imagem

Também pode-se usar os aparelhos móveis, dependendo do tipo de tratamento e em alguns casos, esse modelo é usado após o tratamento com o fixo. (como vai ser comigo...)
Créditos da imagem

Os aparelhos ortodônticos não servem apenas para deixar os dentes bonitos e alinhados, mas também auxiliam na correção da oclusão (mordida) do paciente evitando problemas mastigatórios que podem acarretar disgaste na ATM (articulação da mandíbula).
Para você, que quer arrumar o sorriso sem abrir mão da estética, vamos dar uma olhada nas opções de aparelhos ortodônticos mais discretos?


Como é o aparelho estético?
Neste tipo de aparelho os brackets são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos que os brackets metálicos.

Este aparelho serve para todos os casos?

Os brackets estéticos são fabricados com os mesmos parâmetros dos metálicos e podem ser usados normalmente para tratar todos os problemas ortodônticos.
O que pode variar é a preferência do profissional por um determinado tipo de bracket.

Ele é menos eficiente que o convencional?

Existem estudos científicos que mostram que o atrito entre o bracket e o arco é maior no aparelho estético e isso pode interferir em alguns movimentos.
Uma das soluções que já existem no mercado são os brackets estéticos com slot metálico que reduzem esse problema.

O que é "slot metálico"?

O slot é o sulco onde o arco ortodôntico se encaixa no bracket. Para que a movimentação dentária seja eficiente é importante que haja o mínimo atrito nesta área. O bracket pode ser estético (de porcelana, por exemplo) e ter apenas o slot em metal associando a estética da cerâmica ao baixo atrito do metal.
Só que o slot metálico muitas vezes não agrada esteticamente já que o aparelho fica menos discreto.
A boa notícia é que os brackets de safira já apresentam um coeficiente de atrito comparável aos brackets com slot metálico, sem a necessidade deste recurso que interfere sensivelmente na estética.
Concluindo, já é possível usar aparelhos estéticos sem comprometer o prazo e o resultado do tratamento.

Todo bracket estético é de porcelana?

Não, outros materiais podem ser usados na fabricação deste tipo de bracket, como a safira laboratorial, o policarbonato ou o policarbonato reforçado com cerâmica.

E qual a diferença entre estes materiais?

O Policarbonato (um tipo de resina plástica) é o material menos resistente dos três. Apresenta índices de descolamento e quebra maiores que a porcelana ou a safira. Mas, por outro lado, estes brackets são mais baratos que os outros oferecendo uma boa relação custo-benefício.
A Cerâmica ou Porcelana é um material bastante resistente e os brackets raramente se descolam ou quebram.
Esteticamente, é um material superior ao policarbonato, mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca.
É também um material mais caro que o policarbonato.
A Safira apresenta um resultado estético superior ao dos outros materiais com um aspecto translúcido que deixa o aparelho mais discreto ainda.
São muito resistentes ao descolamento e quebra.
Os brackets de Safira geralmente são mais caros que os de Porcelana.
Outra vantagem do material é apresentar um coeficiente de atrito mais baixo que a Porcelana e o Policarbonato aumentando a eficácia do aparelho.

Estes brackets quebram ou descolam com mais facilidade?

O Policarbonato apresenta um índice de quebra e descolamento maior que os brackets metálicos.
A Porcelana e a Safira normalmente descolam menos que os metálicos e dificilmente quebram.

Os brackets podem ficar amarelados com o tempo?

Depende do material. A porcelana e a safira não sofrem alteração de cor durante o tratamento, já os materiais plásticos (polioximetileno e policarbonato) podem ficar pigmentados dependendo da alimentação e hábitos do cliente (como o hábito de fumar).
Além disso, é importante dar atenção à manutenção das ligaduras elásticas.
Como estas borrachinhas são transparentes, é comum pigmentarem facilmente com alimentos e bebidas escuros.
A troca freqüente das ligaduras vai manter o aparelho sempre com um aspecto agradável.

O arco também é da cor dos dentes?

Os arcos ortodônticos são fabricados com ligas metálicas, e não possuem as características de transparência dos materiais usados nos brackets. Há a opção dos arcos que recebem um revestimento branco como se fosse uma pintura.
Arcos translúcidos fabricados em fibra foram lançados a bem pouco tempo e prometem uma estética superior, mas ainda não estão disponíveis em todos os calibres utilizados normalmente e têm algumas limitações como o fato de não aceitarem dobras.

E as borrachinhas?

As borrachinhas (ou ligaduras) são transparentes, mas ficam amareladas com bastante facilidade podendo manter a aparência de duas a três semanas dependendo dos hábitos alimentares. Por isso é importante que o cliente tenha acesso ao consultório para trocar as ligaduras sempre que achar necessário.

O tratamento com brackets estéticos costuma ser mais caro?

Sim, como os materiais usados são mais caros, é normal haver diferença nos valores cobrados em tratamentos com este tipo de brackets.
É importante lembrar que valores variam de uma cidade para outra e mesmo entre profissionais que atendem na mesma região.
Para que você tenha uma melhor noção dos valores envolvidos no tratamento, consulte um ortodontista na sua cidade.


Viram como dá pra continuar linda cuidadando do sorriso?
Se tiverem alguma pergunta é só deixar nos comentários!
E lembre-se de sempre conversar com o seu dentista para saber se é necessário o uso do aparelho.
E independente de qual for seu modelo de aparelho, ele deve ser higienizado adequadamente, para evitar infecções e/ ou inflamações como a gengivite.

Espero que tenham gostado...
Ahh só uma coisa...sim...machuca, dói, corta a boca inteira e dá uma baita dor de cabeça! Mas super vale a pena no final!

Até a proxima
Beijinhos

30 comentários:

Hana disse...

Oie flor,qdo me lembro que usei isso 4 anos e meio me dá até pânico, hahaha, ainda bem que já passou!

bjiimm flor

p.s: eu nao tava conseguindo comentar no teu blog :(

http://muslimahfashionn.blogspot.com

Veca disse...

Ooooolha só!
Eu tambem sou dentista!
Olha, eu prefiro o tradicional mesmo, acho que o estetico as vezes fica parecendo que você tem algo no dente, e nao dá pra ver o que é... como se estivesse sujo! Prefiro logo mostrar que é aparelho mesmo e usar o metálico,rs

Muito bom o post!

:*
Veca
trocandodeesmalte.blogspot.com

Alice Oliveira disse...

Pois é Hana...deu um probleminha durante uns dias nos comentários :(

Legal Veca! Eu ainda não me formei...mas estou estagiando e uso aparelho hahah

o meu é o tradicional...mas eu gostaria de usar o estético...já que eu odeio tirar foto sorrindo por culpa do danado...tanto que nem coloquei foto minha no post de tanto que eu destesto! hsuahsuahsu

beijinhos

Compras de Mulheres disse...

ótimo post, eu nunca precisei usar. Mas convenhamos que hoje em dia está muito melhor de se usar tanto p usar e não sentir tanta dor não ficar desconfortável, quanto a parte de não ficar feio, ser transparente até uns coloridinhos q tem.
Bjos
Aline

comprasdemulheres.blogspot.com

Lucy disse...

Euu usei aparelho pq tenho ATM mas utilizei o comum pq as pessoas que colocaram esse transparente ficava tudo feio. Mais odiava pq meus dentes sempre foram perfeitos e tinha que usar afff mas fazer oq precisava rs

Bjinhusss
Lucy Albieri

@modaxmake
www.modaxmake.blogspot.com

Alice Oliveira disse...

Pois é Lucy...eu também coloquei por problemas na ATM...e meus incisivos centrais estavam tortinhos hehehe...mas o problema da ATM foi o que pesou mesmo para colocar o danado...hahah

@talespiva disse...

Olá..seguindo o Blog.Adorei as dicas e o conteúdo do Blog.

*Se puder,segue o meu Blog tmb...

http://donachik.blogspot.com/

danni cristina disse...

Ah, minha irmã usa um móvel rosa, como da foto *-*
Bem criativo o post!

Beijos,

AJUDE O CEREJAS!
QUAL É O PRÊMIO IDEAL PARA NOSSO FUTURO SORTEIO?
www.cerejas-envenenadas.blogspot.com

AJUDA :)

As Bloguerias disse...

Eu estou no fim do tratamento, uso aparelho a 2 anos e 5 meses mais ou menos, uso o tradicional mesmo com as borrachinhas coloridas.
Dói mesmo e machuca bastante até acostumar, mais com toda certeza vale a pena!

Byaah - Na Tpm

Camille disse...

como assim gente?!?!?! vc eh de niteroi ne? tinha me esquecido! como vc me vê na rua e nao fala cmg?!?!?! onde vc estuda?
eh que eu moro aqui no centro de nikity, entao estou sempre por aqui!
ah, e respondendo sua pergunta antiiiiiga, a foto do parquinho eh do campo de sao bento msm! hehehe
bjs

Camille disse...

e eu moro praticamente do lado da universo!
hiahiauhiauhiuahia
niterói eh um ovo msm! menina, com essa proximidade toda, a gente tem que combinar alguma coisa e dps postar nos blogs hehehhe
bjs

Adriele Bonfim disse...

Ai amei o estético. Estou perto de colocar o meu aparelho... já estou imaginando ¬¬
www.tudoofake.blogspot.com

Mari disse...

Ahh...
Eu usei durante 2 anos.. funcionou direitinho ai comecei usar o móvel nem usei direito ai voltei e usei mais um ano... Agora aprendi que tenho que usar o móvel direito... mais o resultado é ótimo...
Beijo

Thai Mello disse...

Ahh adorei a postagem!!!
E bom o aparelho lingual me parece o mais estético porém seu custo é tão elevado pois são feitos especialmente para cada paciente... mas os resultados são vistos todos os dias =D
Pacientes que já usaram dizem perceber a diferença a cada dia, e adoram pois seus dentes ficam alinhados novamente e ninguém ve que estão usando aparelho ^^ e que o único problema é o incomodo da lingua mesmo...

Mas existem também os invisalign que são placas transparentes que podem ser utilizadas para corrigir pequenos desvios, são sequencias de placas que são capazes de realinhar os dentes, o único problema é sua indicação... não serve pra tudo :/

Mas adorei Alice!!! super informativo!!!

Bruna Andrade disse...

Muito bom o post! O meu aparelho é do normal mesmo... Hehehehehe
Tem sorteio lá no blog!
Beijos!
http://bafotografiaseesmaltes.blogspot.com/
http://simoneemboacompanhia.blogspot.com/
@brfandrade

Juliana Bittencourt disse...

Muito bom o post , adorei a dica .

juhhb.blogspot.com
@juh_ines

Beijos !

Any Brasil disse...

quando eu era criança eu sonahva em usar aparelho, dai com o tempo tive que usar,
trendluxo.blogspot.com

Cabeça Feminina disse...

ah os brackets, como poderia me esquecer deles -.-', a unica coisa boa deles eh q como nao conseguia comer por causa da dor, emagrecia hauhauhauhauahuhaha.
a males q vm para o bm neh? =P


otimo fds!!!

bjaoooo


http://cabecafeminina.blogspot.com

Lucas disse...

No começo eu achava bonto usar mas com o tempo foi encomodando... faz dois anos que eu uso e já quero me livrar, e por conhecidência eu retirei os meu de baixo hoje.

15minutos com acesso de quinta categoria disse...

Ola tenho 14 anos e ja usei aparelho movel q vc vai usar tenho q contar doi muito ate hoje depois de um ano tenho uma cicatriz no céu da boca e da muita dor de cabeça pq tem q ficar apertando e quando aperta faz uma pressao enorme

Angie disse...

Show seu post,preciso usar e sempre fico enrolando com medo do desconforto hahaha

parabéns

Alice Oliveira disse...

15 minutos...eu já usei desse tipo antes, no começo é bem chatinho mesmo. mas depois que acostuma fica tranquilo.

JOSSANA TURIN disse...

Eu uso o estético há quase um ano e estou satisfeita com o resultado. Quando era adolescente usei o tradicional e me incomodava bastante.
Paguei mais caro pelo aparelho de cerâmica, mas acho que compensa esteticamente, na minha opinião... Passei dos 30 anos e achei que não iria ficar bem em mim, voltar a ter sorriso metálico. Optei por ser discreto.

Cherry disse...

A melhor opção MESMO é o Clear Aligner, o aparelho invisível, que é mais fino, mais discreto, mais confortável e mais barato que o Invisalign que a Thai Mello citou acima!

Alice Oliveira disse...

Então Cherry...mas depende muito da indicação e do tratamento...no meu caso, por exemplo, nenhum dos dois serviria. tem que ter os brackets, pois é para tratamento da ATM...estou pensando em trocar o metálico pela porcelana.

shina disse...

Gostaria de saber o valor (mais ou menos)do aparelho lingual em Niterói. Já liguei para alguns consultórios mas, só fazendo orçamento mesmo. Acontece que eu acho uma perda de tempo fazer orçamento sem pelo menos, uma idéia de valor. E se o valor estiver fora de minhas possibilidades? Terei perdido o meu tempo e o do profissional. Me dêem, uma dica de valor do aparelho lingual em Niterói por favor... Meu e-mail é shinaia.shinaia@gmail.com

mayra disse...

bom eu nao uso mais preciso...mas eu acho que preferiria esse viu

Alice Oliveira disse...

Shina, eu vou procurar saber e te mando um email ok?

Dr. Andre Moreira disse...

Olá Alice,

Aqui é Andre Moreira, do site www.ortodontista.net

Primeiramente, parabéns pelo blog.

Obrigado pela gentileza de incluir os créditos e o link no seu post.

Se precisar de mais algum material sobre o assunto, basta me escrever, será um prazer colaborar.

Aproveito para deixar o link do último post do blog do ortodontista.net sobre "Aparelho Lingual Auto-ligado", o que há de mais moderno em ortodontia estética:

http://www.ortodontista.net/blog/ortodontia-lingual-com-aparelho-auto-ligado/

Abraços e sucesso!

Anônimo disse...

Super legal essa nova modalidade!
Facilita a estetica. hehe!
mas deve doer mais esse que é lingual.
Adorei os brackts que são transparente, eu uso os metalicos.